Instalação de Rodapés

Seja somente para cobrir as juntas entre as paredes e o piso ou para dar um acabamento ao cômodo, os rodapés dão um toque especial à residência. Para construir ou reformar, aprenda passo a passo como remover rodapés antigos e como instalar novos.

PASSO 1

Use um estilete ou lamina afiada para cortar através da calafetagem, silicone ou tinta que está ao longo da borda superior do rodapé que você quer remover. Este passo é importante para que a tinta da parede não fique danificada.

PASSO 2

Use uma espátula para soltar o rodapé da parede. Faça isso com cuidado para não danificar a parede ou o piso. Se necessário, use um objeto como uma chave de fenda para facilitar o processo.

PASSO 3

Puxe o rodapé da parede, com esse movimento a maioria dos pregos deve se soltar junto com a peça. Se houver algum prego resistente, o retire com um alicate.

PARTE 2: INSTALANDO O NOVO RODAPÉ

PASSO 1

Meça o perímetro do cômodo para determinar a quantidade de material a ser utilizada. Sempre compre uma quantidade de material a mais para correção de eventuais erros.

PASSO 2

Aplique um primer e lixe o rodapé. Se você escolheu um material que já está coberto por um primer, só lixe antes de instalá-lo na parede. Pinte o rodapé (se necessário).

PASSO 3

Meça e corte as peças. Fique atento para os cortes dos cantos do ambiente e com rodapés que possuem bordas.

PASSO 4

Pregue os rodapés no lugar com pregos sem cabeça. Use um detector de obstáculos para detectar vigas de paredes ou bata na parede para diferenciar as áreas ocas das com vigas. Preencha os buracos dos pregos com massa e em seguida lixe.

PASSO 5

Instale a moldura de base, se necessário, e calafete o rodapé de ambientes úmidos, Retoque o rodapé para cobrir qualquer imperfeição restante.

EXTRA: DANDO O ACABAMENTO FINAL

PASSO 1

Delimite a área do rodapé com fita crepe e forre o chão com pedaços velhos de papel ou jornal para evitar eventuais respingos ou sujeira desnecessária. Também é importante se lembrar de usar uma fita que não marque a parede e não deixe resíduos, além de ser fácil de remover.

PASSO 2

Aplique uma camada de tinta para acabamento. Ela pode ser brilhosa ou semibrilhosa, porém este é um trabalho meticuloso que leva tempo, não tenha pressa para acabar. As molduras de base são normalmente anexadas ao rodapé para evitar futuros danos no piso. Caso você não tenha uma pistola de fixação, ela pode ser facilmente alugada em lojas especializadas.

Com a grande variedade de modelos disponíveis no mercado e com essas dicas, ficou muito mais fácil instalar seu rodapé sozinho.


Comentários