Instalação de Tomadas e Interruptores

A instalação de tomadas e interruptores é uma parte simples, mas não menos importante, quando se trata do trabalho elétrico de uma residência. Muitas pessoas, quando construindo ou reformando, ainda têm dúvidas sobre como executar este tipode serviço. Aprenda, passo a passo, a melhor maneira de instalar esses materiais. Antes de começar, é de primordial importância desligar a chave geral de energia elétrica ou os disjuntores para evitar eventuais acidentes.

PASSO 1

No caso de uma substituição, retire a placa de cobertura e desparafuse o interruptor ou a tomada do suporte na parede para dar inicio ao procedimento.

PASSO 2

Verifique o estado da fiação ali presente. Caso a ponta dos fios esteja danificada, use um alicate para cortá-las e desencape os fios, cerca de 5 mm são suficientes para deixa-los com as pontas renovadas. Caso as pontas estejam em bom estado é só prosseguir.

PASSO 3

Identifique os fios. No caso do interruptor, geralmente os fios são diferenciados pelas cores, sendo o vermelho o indicador de fase e o branco ou preto o indicador de retorno.

PASSO 4

Identifique os fios. No caso da tomada, geralmente os fios são diferenciados pelas cores, sendo o azul claro o indicador neutro, o verde ou verde com amarelo o indicador de fio terra e o vermelho, preto ou marrom o indicador de fase. É importante se lembrar de sempre seguir as cores indicadas pelas normas da ABNT.

PASSO 5

Teste os fios. Para certificar-se de que identificou e separou os fios corretamente, ligue provisoriamente a rede elétrica e utilize a chave teste para testar os fios. Não se esqueça de desligar a energia novamente antes de prosseguir.

PASSO 6

Ligue os fios do interruptor. Com o interruptor em mãos, ligue o fio fase (vermelho) no pino do meio. Depois, ligue o fio de retorno (branco) da lâmpada em qualquer um dos outros pinos. Parafuse os fios nos respectivos pinos. Esta é a instalação simples de um interruptor paralelo, caso use um interruptor simples não sobrará pino sem fio.

PASSO 7

Ligue os fios na tomada. Ligue o fio terra (verde ou verde com amarelo) no pino do meio. Fixe o fio fase (vermelho, preto ou marrom) por um lado e o fio neutro (azul claro) pelo outro. Se algum pino tiver a letra N em relevo, coloque o fio neutro nele. Parafuse os fios nos respectivos pinos.

PASSO 8

Finalize o trabalho. Parafuse o suporte de volta na parede e encaixe a tomada ou o interruptor. Em seguida, coloque a placa de sua escolha para dar o acabamento do serviço. Religue a rede elétrica e teste. 

É importante se lembrar de nunca encostar-se aos fios desencapados com a energia ligada ou encostar dois fios.

Agora que você já sabe como instalar um interruptor ou tomada, faça você mesmo!


Comentários