Modelos de Janelas

Seja para dar iluminação ao ambiente ou para controlar a entrada de vento, as janelas se tornaram um item essencial a qualquer residência. Existem diversos modelos, acabamentos e cores, mas você sabe diferencia-los e identificar qual é o ideal para sua obra? Aprenda quais são os tipos de janela para encontrar a que atende a seus gostos.

JANELA VENEZIANA

O modelo de janela veneziana é conhecido por suas “escamas” que permitem a estrada de luz e vento mesmo quando a janela esta fechada, entretanto, é aconselhável optar por um modelo que possua vidro na parte interna para os dias mais frios. Normalmente utilizadas em quartos, algumas possuem um dispositivo que permite dar maior ou menos abertura as paletas.

JANELA BASCULANTE

A janela basculante é normalmente utilizada em cozinhas, banheiros e áreas de serviço. Para abrir a mesma é necessário puxar uma haste lateral. Este tipo de janela possui uma entrada regulada de luz e de vento.

JANELA DE CORRER

Este modelo de janela é recomendada para cômodos maiores, pois ocupa um grande espaço. Os modelos só de vidro são o ideal para áreas que podem aproveitar a luz natural, mas que precisam controlar a entrada de vento.

JANELA OSCILO-BATENTE

Este modelo de janela é versátil e pode ser instalada em diversos tipos de ambiente. Com ele, vem disponíveis dois tipos de abertura, a de abrir ou a de tombar o que permite a entrada total ou parcial do vento.

VITRÔ PIVOTANTE

O vitrô pivotante segue a mesma ideia da janela pivotante, porém sua abertura é lateral. Este tipo de janela da um ar mais moderno ao ambiente e proporciona o controle da entrada de vento.

JANELA MAXIM-ARES

Este tipo de janela é um modelo muito comum. Ela abre para fora e por sua grande variedade de tamanhos pode ser usada desde ambientes pequenos até em ambientes maiores. Normalmente é feita de vidro para máximo aproveitamento da luminosidade;

JANELA DE ABRIR

A janela de abrir é o modelo que normalmente abre para fora. É comumente utilizada em quartos e salas por ocupar um espaço maior. São mais tradicionais e se movimentam por eixos verticais fixos.

JANELA GUILHOTINA

Geralmente formada por duas folhas que se movem verticalmente, a janela guilhotina é mais encontrada em residências tradicionais. Normalmente feita de vidro, exige um pouco de força para ser aberta e da ao usuário pouco controle da entrada de ar.

JANELA CAMARÃO

A janela camarão quando aberta tem suas folhas dobradas e se assemelha a uma sanfona. O modelo é ideal para grandes janelas e dá um acabamento moderno ao ambiente. É comumente instalada em quartos e salas por sua grande vantagem luminosa.

JANELA DE TOMBAR

É o modelo de janela que pode ser aberta tanto para dentro quanto para fora somente movimentando a parte superior. É comumente usada em áreas onde se deseja uma menor entrada de vento ser perder as vantagens luminosas.

Agora que você já conhece os modelos de janela ficou muito mais fácil decidir qual é o melhor para sua casa. Encontre o equilíbrio entre o seu gosto e as necessidades do cômodo para obter a iluminação e a temperatura ideal.

 


Comentários