Preparação de Terreno

Para da inicio a uma construção, a preparação do terreno é essencial. Cada obra é única e necessita de diferentes medidas. Aprenda a adequar seu espaço às condições indispensáveis.

O primeiro passo é limpar o terreno. Recolha todo o lixo e objetos que não pertencem àquele espaço. Capine a região, removendo todos os resquícios de grama, gravetos e até mesmo grandes pedras.

O segundo passo é o nivelamento do terreno. Nem todo terreno possui um formato perfeitamente retangular ou é perfeitamente plano. Dependendo das condições topográficas do espaço e das indicações do arquiteto ou engenheiro sobre o resultado final, será preciso fazer um nivelamento especifico para atingir os pré-requisitos para o projeto. Em muitos casos, terrenos com aclive (que sobem quando comparados com o nível da rua) ou com declive (que descem quando comparados com o nível da rua) podem ser aterrados ou cortados. Se necessário, contrate um topógrafo para fazer as marcas e indicações dos pontos importantes da região, tanto no solo quanto na planta.

Caso o terreno seja muito grande, é aconselhável contratar o maquinário adequado para a execução da tarefa, visando um trabalho mais rápido.

O terceiro passo é delimitar a área de trabalho. Ter um muro ou tapume ao redor do terreno é mais um passo em direção ao sucesso. O principal motivo da utilização do mesmo é a segurança, tanto de quem trabalha quanto dos passantes. Um muro evita que se aproximem indevidamente da obra ou de máquinas que possam apresentar um risco a pessoas não qualificadas para manuseá-las. Também da garantia contra furtos de materiais armazenados no local. O tapume é mais rápido e simples de ser construído, mas em alguns terrenos com grandes declives pode ser obrigatória a construção de um muro.

O quarto passo é novamente a limpeza do local. Depois de murado e do barracão de obras montado, faça uma nova limpeza e retire qualquer resto de entulho ainda presente no ambiente. Após esta etapa, podem-se receber os materiais necessários para a construção. Os mesmos devem ser colocados em áreas pré-determinadas.

O quinto e ultimo passo e a ligação da água e da luz. A ligação da água normalmente é feita através de um “cavalete de água” e a da luz normalmente é feita com um gerador. Ambos os recursos são de grande importância para a realização da maioria dos projetos.

Agora que você já sabe quais cuidados tomar na hora de preparar um terreno, ficou muito mais fácil começar o seu projeto. Fique atento as condições climáticas de sua região.

Seguindo todas estas dicas, sua obra será um sucesso!


Comentários