Tipos de Escadas

Ainda que muitas vezes passem despercebidas, as escadas são um elemento muito importante de uma residência Uma boa construção da mesma é fundamental. Aprenda a calcular o tamanho ideal para sua escada e quais são os modelos existentes para atender ao seu gosto e suprir suas necessidades.

CÁLCULO DE ESCADAS

Para dar início ao cálculo de escadas é necessário entender por quais elementos ela é composta.

PISO: o piso é s superfície horizontal na qual pisamos ao subir ou descer uma escada. É popularmente conhecido como o degrau.

ESPELHO: o espelho é a superfície vertical entre um piso e outro. É onde encostamos a ponta do pé ao subir uma escada.

PATAMAR: o patamar é a superfície horizontal encontrada entre um grande lance de degraus e serve para descanso. Nem toda escada possui patamar ou necessita dele.

GUARDA-CORPO: é o elemento vertical que serve para proteção. É o guarda-corpo que faz com que você não caia de uma escada.

CORRIMÃO: é o elemento horizontal acoplado ao guarda-copo no qual as pessoas apoiam as mãos ao subir ou descer uma escada. O tamanho mínimo para o PISO exigido pelo corpo de bombeiros é de 28 cm, considerando esta informação, usaremos a Fórmula de Blondel para definir o tamanho mínimo do espelho.

Fórmula de Blondel: 63 cm < 2E + P < 64 cm, sendo E o tamanho do espelho e P o tamanho do piso. Considerando esta fórmula, o tamanho mínimo permitido para um espelho é de 18 cm.

Para determinar QUANTOS pisos e espelhos a escada vai ter precisamos da altura entre os dois pavimentos os quais se deseja unir. Considerando uma altura aleatória de 288 cm usamos as seguintes fórmulas para determinar os pisos e espelhos:

Espelhos: Número de espelhos = Altura da escada/Tamanho do espelho

Pisos: Número de pisos = Número de espelhos – 1

Para determinar a largura de uma escada estabelecemos o tamanho mínimo coo 80 cm.

MODELOS DE ESCADAS

Quando se trata da construção de escadas existem três modelos que são mais comuns, a escada em L, a escada em U e a escada reta. Cada uma delas dá uma característica diferente à composição do ambiente.

ESCADA EM U: Este tipo de escada ocupa a maior parte do ambiente, podendo ser projetada na divisa com uma parede ou no meio da casa para dividir dois ambientes.

ESCADA EM L: A escada em L é normalmente utilizada nos cantos das paredes entre os pavimentos. Este tipo de escada é menor, logo, é utilizada em ambientes mais fechados para ganhar espaço.

ESCADA RETA: Este modelo de escada, por ser reta, é a que ocupa um menor espaço no ambiente, recomendada para áreas estreitas ou com formato retangular. É a que demanda mais esforço dos moradores por não possuir um patamar para descanso.

 


Comentários