Tipos de Telhas

Quando construímos ou reformamos é importante pensar em todos os detalhes, inclusive, nos do telhado. Dentre os diversos materiais dos quais as telhas são feitas, é imprescindível saber qual supre suas necessidades e atende aos seus gostos sem deixar de lado a qualidade. Aprenda a diferenciar as composições e entenda as vantagens e desvantagens de cada uma.

TELHA CERÂMICA (barro)

Este tipo de telha é um dos mais populares atualmente. É uma ótima barreira térmica e possui um custo acessível, porém necessita de manutenção constante (já que não é muito resistente ao impacto) e de uma estrutura resistente para suportar seu peso.

TELHA DE FIBROCIMENTO

Este tipo de telha é conhecido pelo baixo custo e pela boa eficácia. Ela é leve e resistente, porém necessita de uma instalação cuidadosa para evitar eventuais problemas com o clima. Devido ao seu tamanho, são necessárias menos telhas para cobrir extensões maiores de telhado e as mesmas podem ser usadas até mesmo com pouca inclinação. Ela absorve calor com facilidade logo demanda uma laje ou forro para isolamento.

TELHA DE CONCRETO

As telhas de concreto são um tipo mais novo no mercado. Proporcionam conforto térmico além de serem impermeáveis. Sua maior desvantagem é que devido à porosidade do material, há a necessidade de limpezas mais constantes.

TELHA DE VIDRO

Para quem precisa de iluminação no ambiente este tipo de telha é o ideal. Ela pode ser usada junto com a telha de cerâmica ou com a de concreto para trazer uma iluminação natural ao ambiente. Suas maiores desvantagens são o custo mais elevado e a baixa resistência ao impacto.

TELHA ECOLÓGICA

Este tipo de telha é feita com fibras vegetais (celulose) e coberta com resina para maior proteção. Este tipo de telha vem substituindo outros materiais por ser mais barata, sustentável e não prejudicar a saúde dos moradores. É de fácil instalação e é resistente ao impacto e às mudanças climáticas.

TELHA DE PVC

Este tipo de telha tem um isolamento térmico razoável e é indicada para quem busca um material com baixo custo. Ela é resistente á tempestades e pode ser encontrada em diversas cores e tamanhos.

TELHA DE ZINCO (telha galvanizada)

Este tipo de telha é muito procurado por seu custo-benefício. Resistentes, as telhas galvanizadas são de fácil instalação. Por outro lado, este material é um mau isolante térmico (o que exige uma barreira como uma laje ou forro) e também reproduz muito o som (quando chove ou venta, por exemplo).

TELHA TERMOACÚSTICA

Feita com duas telhas convencionais, “recheadas” por um material inerte, este tipo de telha é cada vez mais procurado pela sua grande resistência à troca de calor. Além disso, este material apresenta baixo custo, fácil instalação e é muito versátil para quem busca proteção e qualidade.


Comentários